PRACIÊNCIA

Porque ninguém nasce de bigode…

Guia para alimentação saudável: existe consenso?

Você sabe o que não pode faltar no seu prato pra ter uma alimentação balanceada?

Cada país tem seu guia para alimentação saudável. O pessoal aqui da Inglaterra faz uma campanha forte para se consumir 5 porções de fruta, verduras ou legumes ao dia. Mas, existe um consenso sobre o que é uma alimentação saudável e balanceada?file000745277417

 Sabemos que a dieta pode afetar a nossa saúde e prevenir doenças como diabetes e câncer, tema abordado em posts anteriores, clique aqui para saber mais. Dessa forma, seria interessante ter informações claras.

Uma ONG inglesa chamada Sense about Science correu atrás para obter esse guia claro da alimentação mundial. O resultado foi muita divergência sobre este assunto! Eles construíram um mapa interativo das recomendações em diversos países (clique aqui para ver esse mapa). No Brasil, o ministério da saúde recomenda 3 porções de fruta, 3 de verduras/legumes e 1 de feijão. No entanto, na Austrália se recomenda 7 porções ao dia, Grécia 9,  e  Canadá 10 (!!). A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere desde 1990 que se coma 400 gramas de frutas, verduras ou legumes, excluindo batatas e outros tubérculos. A Inglaterra segue a OMS e faz a campanha dos 5 ao dia, considerando cada porção 80 gramas, incluindo feijão. Essa porção equivale a uma maça, laranja, banana, duas colheres de legumes, um prato de sobremesa de salada. Clique aqui para ter um guia do tamanho das porções equivalentes a 80 gramas.

Para facilitar as contas, recomenda-se que um terço do seu prato seja constituído de legumes e vegetais.

Além das frutas, legumes e verduras serem fontes de vitaminas e minerais, como vitamina C e potássio, esses alimentos não contém gordura saturada, e são bastante ricos em fibras. Então, comendo 400 gramas de alimentos saudáveis (ou 5 porções) não é preciso tomar suplementos nem comer iogurte para regular o intestino. Além do mais, aumentando o consumo saudável em teoria se diminui o consumo dos alimentos mais calóricos.  

Será que ter consciência sobre o que é recomendável para uma alimentação saudável nos faz comer melhor? A conscientização é um primeiro passo, certamente. Mas, a realidade é que poucos comem mais de 3 porções ao dia de legumes ou vegetais. O preço dos alimentos frescos certamente influencia na escolha. Em resumo, pra quem pode, COMA MAIS PLANTA!

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Sobre Patricia Garcez

Patrícia Pestana Garcez é formada em Ciências Biológicas – Mod Médica pela UFRJ. Mestre em Ciências Morfológicas – UFRJ. Fez doutorado sanduiche na Alemanha pela UFRJ. Faz pós-doutorado em Neurobiologia Molecular no NIMR-Mill Hill. Gosta da chuva de Londres, mas prefere o mar do Rio.

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Publicado às 3 de setembro de 2014 por em Fique por dentro e marcado .