PRACIÊNCIA

Porque ninguém nasce de bigode…

Flatulência pode curar câncer?

skunkPode parecer piada, mas cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, divulgaram resultados de uma nova pesquisa onde a molécula responsável pelo mau cheiro de flatulência (isso mesmo, você não leu errado) pode ser uma das chaves para prevenir diversos tipos de doenças. O sulfito de hidrogênio, produzido em pequenas quantidades durante a digestão em humanos e também presente no cheiro de ovo podre (eca!), já era conhecido anteriormente como um agente profilático de danos nas mitocôndrias, aquela organela celular responsável pela maior produção de energia no nosso corpo.

O que a equipe do Professor Matt Whiteman fez foi simplesmente juntar as duas partes: eles descobriram um novo composto, o AP39, que é capaz de dirigir seletivamente a molécula de sulfito de hidrogênio para as mitocôndrias de células que estavam exposta a algum tipo de estresse. O resultado foi encorajador porque as células que receberam o gás em suas mitocôndrias “estressadas” conseguiram reverter o quadro e voltaram a funcionar normalmente. Este achado despertou muitas expectativas, já que muitas doenças têm em sua base esse famoso estresse mitocondrial; entre elas estão o diabetes, artrite, demência, problemas coronarianos, envelhecimento e inclusive câncer!

Agora, nem pense em sair por aí cheirando peidinhos pra tentar se curar de alguma dessas doenças porque, além de ter uma indisposição, não vai adiantar em nada, já que o incômodo sulfito de hidrogênio só faz efeito quando direcionado especificamente para a mitocôndria…

 

Anúncios

Sobre Luiz Gustavo Dubois

Ph.D. em Cérebro, Cognição e Comportamento pela Universidade Paris VI. Estuda metabolismo de células-tronco tumorais e contabiliza como único representante do gênero XY por aqui: a cereja desse bolo.

Comentários dos Pracientistas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10 de agosto de 2014 por em Fique por dentro, Praciência.