PRACIÊNCIA

Porque ninguém nasce de bigode…

O imperador de todos os males – a biografia do Câncer

Há tempos não lia um livro com tanto interesse, curiosidade e motivação, a ponto de não querer que acabasse. E não, não estou falando sobre nenhum romance envolvendo guerras civis na África, nem sobre a distante realidade do mundo mulçumano e muito menos sobre história de amor entre humanos e vampiros. Estou falando sobre o livro ‘O imperador de todos os males – uma biografia do câncer’ de Siddhartha Mukherjee! Sim, um livro de não ficção tão envolvente, ou mais, que livros de ficção! Siddhartha Mukherjee é um médico cientista que conta a história do câncer, desde o seu primeiro registro no Egito antigo até os dias de hoje, descrevendo todos os avanços científicos.

imperador-de-todos-os-males

Confesso que não sou muito imparcial e que por ser cientista me identifiquei muito com o livro. Como Siddahartha escreve:

Os cientistas costumam estudar o passado com a obsessão de historiadores, porque poucas outras profissões dependem tanto dele. Cada experiência é uma conversa com a experiência anterior, cada nova teoria é uma refutação das teorias antigas”.

E ler este livro foi uma forma muito divertida de aprender sobre o câncer. Siddahartha descreve o drama de alguns de seus pacientes e humaniza os pesquisadores, nos conta os avanços e retrocessos científicos, as tentativas e erros, a luta por verbas, as reações da comunidade cientifica, e o envolvimento da sociedade em geral.

 Muito interessante e motivadora a história de Papanicolau, um médico grego que recém chegado a Nova York, conseguiu um emprego para estudar o ciclo menstrual de porquinhos-da-índia. Ele descobriu que pela forma das células cervicais das cobaias era possível prever o exato estágio do ciclo menstrual. Em seguida estendeu suas observações a humanos (diz que sua esposa submetia-se diariamente a exames de esfregaço cervical!). No entanto, esta foi uma invenção elaborada para algo trivial, afinal, nós mulheres não precisamos do esfregaço para calcular a época do ciclo menstrual. Papanicolau por conhecer muito bem as células cervicais normais, percebeu que poderia utilizar esse conhecimento para identificar células anormais e passou a se dedicar ao estudo das patologias, até que aprendeu a identificar células cancerosas no esfregaço cervical de mulheres acometidas pela doença. Entretanto, como o câncer cervical já era precisamente diagnosticado através de biopsias, esse exame também não se mostrou muito útil. Apesar de desanimado com as fortes críticas, Papanicolau sentia que ali tinha algo importante e depois de 20 anos de persistência e dedicação ele descobriu que através do esfregaço cervical era possível identificar o câncer em seus estágios bem iniciais. O exame papanicolau adiantou a detecção do câncer em quase duas décadas e mudou a categoria do câncer cervical de incurável para predominantemente curável.

Tarefa difícil foi escolher uma entre tantas histórias interessantes para ilustrar aqui. Siddahartha nos envolve com o drama da deformadora mastectomia radical, a história do transplante de medula óssea e a descoberta de novos métodos para eliminar as células cancerosas. Interessante viajar no tempo e entender como se descobriu a relação de causa e efeito entre algumas substâncias e o câncer. Assustador saber como a indústria do tabaco tem um terrível poder e influência até os dias de hoje. Enfim, “O imperador de todos os males” é um livro que descreve a dinâmica da evolução do pensamento cientifico, as mudanças de paradigmas, e desenvolvimentos tecnológicos em um tema que de alguma forma alcança a todos.

Texto escrito pela Dr. Fernanda Kyle. Fernanda é formada em Biomedicina pela UFRJ e  é pós-doutoranda  especializada em imunologia e câncer  no LRI/King’s College em Londres. 

Quer colaborar com o praciência como Fernanda? Envie seu texto para: contato.praciencia@gmail.com

 

Anúncios

Sobre Praciência

Praciência é um novo espaço virtual, informativo, informal, bem-humorado, democrático e interativo sobre o que é fazer ciência. É um espaço para cientistas e não-cientistas. Um espaço para todos compartilharem conhecimento. Porque ninguém nasce sabendo tudo! Ninguém nasce de bigode! E por que não fazermos isso, juntos e ainda com bom humor?

Comentários dos Pracientistas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19 de junho de 2014 por em Fique por dentro e marcado , , , .