PRACIÊNCIA

Porque ninguém nasce de bigode…

Células-tronco no cosmético

Na coluna PseudoMed iremos procurar os absurdos pseudo-científicos que existem por aí. Queremos mostrar que não se deve acreditar em tudo o que nos falam, e que usando o pensamento científico conseguimos explicar e contestar muita coisa!

Nosso objetivo não é denunciar nenhuma mídia ou produto, mas sim abrir a nossa cabeça para olharmos para todos eles com olhos científicos.

Para inaugurar, deixamos aqui uma oferta divulgada em um desses sites de compras coletivas. Seria apenas mais um dos discutíveis tratamentos de estética que são oferecidos diariamente, não fosse pela menção das famosas… células-tronco!

  

Tratamento com APLICAÇÃO de células-tronco por R$ 59,90?

Obviamente já dá para desconfiar que não se trata realmente de uma aplicação de células-tronco. Mesmo assim, lá fomos nós ligar para clínica e ouvir o que o responsável teria a dizer:

Praciência: alô! Gostaríamos de falar com o responsável da clínica sobre o tratamento com células-tronco.

Clínica: um momento (três minutos de musiquinha chata). Pois não?

Praciência: gostaríamos de saber que tipo de células-tronco é usado na aplicação oferecida pelo site de compras coletivas.

Clínica: ah? Hmmm… então, na verdade, nós não aplicamos as células, nós usamos um creme que contém células-tronco.

Praciência: UM CREME QUE CONTÉM CÉLULAS-TRONCO? Como assim?

Clínica: isso… é um creme que nós compramos que já vem com as células-tronco.

Praciência: Jura? As células-tronco estão dentro do pote de creme? E que tipo de células são essas? Embrionárias ou adultas? São células humanas? (Nesse momento já estávamos dando risada).

Clínica: olha, isso eu não sei informar. Posso deixar o site do fabricante do creme para vocês se informarem.

E lá fomos nós no site, ver do que se tratava. Segundo o fabricante, o creme contém substâncias que atuam nas células-tronco da pele, estimulando sua divisão. Na verdade, essas substâncias extraídas de algas e outras plantas já estão sendo utilizadas há certo tempo em cremes cosméticos. Enfim, nem vamos entrar no mérito se isso funciona ou não. O problema aqui é tentar enganar o consumidor, tentando vender uma aplicação de células-tronco (super moderno, super na moda!), que na verdade, nada mais é do que a aplicação única de um creme que DIZ estimular a renovação das células.

Não caia nessa!

Anúncios

Sobre Rossana Soletti

Rossana Colla Soletti tem aquela mania de ficar questionando tudo, mas talvez isso seja coisa de cientista mesmo. É graduada em Farmácia e Bioquímica (UFSC), mestre em Neurociências (UFSC), doutora em Ciências Morfológicas (UFRJ com doutorado-sanduíche na UCSD), pós-doutora em Engenharia Biomédica (UFRJ) e agora é professora, ajudando a formar novos farmacêuticos. Acha que o mundo é igual à ciência: nós é que inventamos as subdivisões, mas o legal mesmo é ter trânsito livre entre elas.

7 comentários em “Células-tronco no cosmético

  1. Mauren Carvalho
    6 de julho de 2012

    Amei a coluna PseudoMed! Uma luz na ignorância coletiva! Essa aqui vai atrair leitores tanto do meio científico quanto fora dele. É para TODOS!

    • praciencia
      6 de julho de 2012

      Bom que gostou Mauren! Em breve, postaremos mais novidades! 🙂

  2. Jair Netto
    8 de julho de 2012

    Depois do sucesso internético do sêmem para clarear os dentes e conferir um sorriso lindo da porra…creme de células tronco. Ai, ai…

  3. annafonx
    10 de julho de 2012

    PASSANDO MAL!
    “isso… é um creme que nós compramos que já vem com as células-tronco.
    Praciência: Jura?”
    Foi a Rossana, não foi? ahioauhoaiua

    • praciencia
      25 de julho de 2012

      Oi Anna, realmente esse post foi um grande “achado” em vendas de produtos com hiper-valorizações de conceitos científicos! E muito errados…
      Bom que gostou!!!

  4. Aslan
    21 de fevereiro de 2013

    Once you try Fengal products they bmeoce a firm favourite but can be difficult to source so was quite pleased to see this item online (stocked in some larger Boots stores).This particular product has a creamy texture with earthy/woody tones and leaves your skin feeling refreshed/lovely and soft.Certainly puts a smile on my morning grumpiness!

Comentários dos Pracientistas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18 de junho de 2012 por em Fique por dentro e marcado , , .